Como fazer uma monografia

Os passos para se elaborar uma monografia são apresentados neste texto, de forma sintética, buscando orientar estudantes que têm a missão de redigir um trabalho monográfico.

 

Tema deve ser

delimitado

Veja aqui alguns critérios que podem auxiliá-lo a ter

êxito nesta etapa de

definição da pesquisa.

 

Problema com o

problema?

A formulação do problema é crucial para bom êxito da

pesquisa. Saiba como ela

ocorre.

 

O que é pesquisa? Para que se pesquisa em ciências sociais aplicadas?

 

Artigo explica como apresentar objetivos gerais e específicos do projeto

 

Pesquisa tem que ser relevante; projeto deve indicar sua

importância social e científica

 

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Apresentação formal do projeto

Pois é, pessoal, dia 1 de dezembro é o prazo para entrega de nosso projeto de pesquisa. Só para lembrar, o projeto deve seguir a seguinte estrutura:
1. Introdução (contextualizar o assunto, delimitar o tema - o que, quem, quando e onde - e apresentar o problema de pesquisa, ou seja, a pergunta que norteia a investigação);
2. Objetivos (gerais e específicos, definindo as metas da pesquisa; não esquecer do uso dos verbos na sua formulação, ex. analisar, estudar, contribuir, comparar, etc.);
3. Justificativas (apontar a relevância social e científica da problemática);
4. Revisão bibliográfica (inserir o problema no contexto da literatura científica, indicando quais autores e linhas teóricas que fundamentarão a pesquisa; apontar lacunas no conhecimento atual do tema e os avanços obtidos pela bibliografia);
5. Metodologia (definir quais os métodos e procedimentos para a coleta de dados; definir se a pesquisa é exploratória ou descritiva, se os dados serão coletados por meio de pesquisa de campo - dizer que técnicas usará, se entrevistas, questionários ou observação -, ou se serão empregadas pesquisa documental e pesquisa biliográfica);
6. Cronograma (calendário das etapas que serão cumpridas durante a realização da pesquisa);
7. Bibliografia (listar, em ordem alfabética, as obras que já foram lidas e as que ainda serão estudadas; a referência deve ser completa: autor, título, local, editora, ano).
Para a apresentação formal (capa, espaçamento, tipo de fonte, margens e normas de referência bibliográfica, seguir o Manual de Normas da Finan, que pode ser consultado no link de ferramentas na web, na barra lateral direita).
Bom trabalho a todos.

6 comentários:

Carla disse...

Professor por favor post algo sobre os tipos de abordagens de pesquisas, se quantitativa se qualitativa e outros.

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Carla,
obrigado por sua sugestão. Postarei algo a respeito. Um abraço.

Unknown disse...

Muito bem colega.
Além destes tópicos, geralmente recomendo inserir algumas perguntas norteadoras.
Creio que facilita haver perguntas a serem respondidas, principalmente no momento de trabalhar com a conclusão do TCC.

Parabéns pelo blog.

Unknown disse...

Olá, Professor!
Tenho dificuldades em definir o método de pesquisa. Como posso encontrar o melhor método de pesquisa em comunicação e a sua referência teórica para poder citar autores pertinentes a área?
Um abraço!

Anônimo disse...

Oi professor como definir a metodologia de pesquisa para uma monografia na área pedagogia mas expecifico em educação infantil, me ajude. Obrigado!Seu blog tem me ajudado muito continui pois tem muitos outros alunos que vão precisar de voce.

Edenise disse...

Professor trabalho na coordenação da educação infantil e gostaria de ajudar os professores a escolher o tema de seus projetos, pois trabalhamos com a Pedagogia de projetos e nesse ano estamos reavaliando e alicerçando esse estudo sobre a elaboração de projetos e como ja previa o diagnostico, problemática e tema alem de fundamental é necessário um bom embasamento.